Apresentação do curso | Ciências Sociais – Ciência Política

Apresentação do curso

logo de ciencia politiaBacharelado em Ciências Sociais – Ciência Política

 

O curso de Ciências Sociais – Ciência Política é um curso que visa oferecer aos alunos uma formação acadêmica sólida permitindo a compreensão da administração pública, bem como dos fenômenos sociais e políticos, capacitando-os analiticamente para gerir e avaliar as políticas públicas.

O curso oportuniza aos egressos o desenvolvimento de planejamentos, consultorias, formação e assessoria junto a empresas públicas, organizações governamentais e não governamentais partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares.  Essa perspectiva inclui uma formação autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional de maneira sustentável, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.

O objetivo geral do curso é propiciar conhecimentos teóricos e práticos necessários ao Cientista Social com ênfase em Ciência Política, relacionando-os com as especificidades teóricas e práticas voltadas para assessoria executiva e legislativa, gestão e planejamento de políticas públicas.

Durante o curso o aluno tem oportunidade para desenvolver práticas de ensino, pesquisa e extensão que possibilitem a formação de um profissional com capacidade analítica e crítica de gerir, planejar e avaliar políticas públicas, características sócio-históricas das esferas social, econômica e política, além de desenvolver habilidades profissionais para realizar assessorias a partidos políticos, sindicatos, organizações não governamentais, entre outros. O conhecimento ampliado da história do Estado, da sociedade e das políticas públicas brasileiras permite uma compreensão da dinâmica política na sociedade, desenvolve capacidade de reflexão e competência crítica para analisar os padrões éticos e práticas vigentes no mercado de trabalho. Com a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para a comunidade de São Borja e da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul obterá conhecimentos teóricos e metodológicos no campo da Ciência Política, com ênfase nas esferas do executivo e legislativo.

O curso investe na formação sociocultural e política do aluno, com a expectativa de que o futuro profissional venha a aplicar amplos  conhecimentos em sua futura atividade. A iniciação à pesquisa na área de Ciências Sociais – Ciência Política contribui para a formação de profissionais capazes de refletir de forma crítica sobre suas práticas e empenhados na constante atualização de seus conhecimentos, através de contato com a realidade social e profissional, com vistas a formar profissionais adequados às necessidades sociais e cientes do mercado de trabalho no qual serão inseridos.

O estímulo à capacidade de refletir criticamente sobre a sociedade buscando sua autonomia intelectual faz do egresso de Ciência Política um profissional altamente qualificado para os desafios da realidade onde irá atuar.