Evento Buscando Sul reuniu dezenas de pesquisadores na última semana na Unipampa

Durante a semana entre os dias 24 a 28 de outubro aconteceu o IV seminário Internacional de Ciências Sociais – Ciência Política Buscando Sul, onde foram feitos debates e fortalecimentos dos estudos sobre as temáticas de Relações de Fronteira, Políticas Públicas e Pensamento Social no Prata. Seus principais objetivos destacam–se a intenção de fortalecer as redes acadêmicas e científicas entre as Universidades que estão nas margens da bacia do Prata, possibilitando uma melhor compreensão das dinâmicas sociais, relações transfronteiriças e as ações políticas de espaços periféricos que estão ao sul do continente americano, dentro destas áreas foram realizados trabalhos dos alunos participantes nas GTS. Dentro disso,110 trabalhos que foram enviados para o IV Buscando o Sul, estes que estão vinculados a 22 Instituições de ensino superior, técnico e básico de educação, do RS, PR, SC, MS, PE, Moçambique, Guiné Bissau, e Uruguai.

Contaram com a presença de palestrantes Argentinos e Uruguaios que trouxeram conhecimento sobre sua cultura e sociedade para os alunos da Unipampa. Também participaram das mesas professores do campus e professores de outras Universidades Federais e Estaduais que se dividiram nas mesas de discussões pelo período da noite, e oficinas e grupos de trabalho durante o dia que fizeram deste evento um grande sucesso.

 O Seminário Internacional de Ciência Política – Buscando o Sul tem ao longo dos últimos anos realizado reflexões acadêmicas centradas nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, que dialoga transversalmente com outras áreas das Ciências Humanas, como a História e Geografia, é voltado para graduandos, pós-graduandos e professores, com o intuito de reforçar os laços entre as Instituições de Ensino Superior do Sul da América.

A comissão organizadora do Buscando Sul agradece a comunidade acadêmica participante, parceiros, voluntários e comunidade de São Borja por terem tornado esse evento possível aqui na cidade.

Texto: Assessoria do curso

Foto: Taise Velmud

14947943_1116617125123048_255068668081974985_n