II Seminário Internacional de Ciência Política na Unipampa recebe autoridades

          O II Seminário Internacional de Ciências Sociais – Ciência Política – Buscando o sul teve início nesta segunda-feira (22) e termina na sexta-feira dia 26 de abril, na Universidade Federal do Pampa – campus São Borja.

             No primeiro dia, 22 de abril, houve a abertura oficial com o registro de mais de 100 pessoas no estúdio da Unipampa. O evento ainda recebeu autoridades como o prefeito Municipal Farelo Almeida, o Presidente da Câmara, vereador Roque Feltrin e demais bancadas.  Após a cerimônia de abertura houve a mesa redonda com os professores Muriel Pinto, Ângela Quintanilha e Davide Carbonai que abordaram temas referentes ao mercado de trabalho para o Cientista Político.

      No dia 23 de abril, o dia começou com oficinas e apresentação de trabalhos acadêmicos e a noite a presença internacional do palestrante Professor e Dr. Roberto Abínzano da Universidade Nacional de Missiones, que abordou o seguinte tema: Regiones de Fronteira, conocimento e integración universitária.

       No dia 24 de abril, acontece a palestra com o Professor Edson Paniagua, com o tema: A construção da ordem fronteiriça: grupos de poder e estratégias eleitorais na campanha sul-riograndense (1852-1887). Em seguida, haverá o lançamento do livro: Fronteiras: violência e criminalidade na região platina, o caso do município de alegrete (1852-1864) de autoria do Professor e Dr. Edson Paniagua a partir das 21h15min, com o coquetel e a sessão de autógrafos no hall do Estúdio de TV da UNIPAMPA.

           Na quinta –feira (25) pela manhã aconteceu a  oficina Ucinet 6 com o prof Davide Carbonai  e ainda a visita orientada por São Borja com prof Muriel  Pinto, Francisco  Medeiros e Rodrigo Maurer, a tarde aconteceram as apresentações de trabalhos e a noite aconteceu a palestra : A ciência política na fronteira, com o professor Dr. Victor Hugo Veppo.

           No último dia de evento (26), ocorre pela manhã a oficina de Redes Sociais. A partir das 18h  haverá o lançamento do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Pampa e abertura do período de submissão de artigos para a revista.  As 19h acontece a conferência de encerramento do evento com a palestra: O pensamento de Max Weber  e as Ciências Sociais, com o prof Astor Diehl da Universidade de Passo Fundo.

Agência Experimental de Relações Públicas – Produção  Cultural

agenciarp.cp@gmail.com Sheila Laís Miranda