O Curso | Ciência da Computação

O Curso

O curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) iniciou suas atividades no segundo semestre de 2006, de acordo com o ato de criação oficializado no parecer  066/06 CONSU/UFSM em 30/06/2006. O CONSUNI, através da Portaria nº 492, de 05 de agosto de 2009, convalidou o ato de criação do curso de Ciência da Computação.

Sua carga horária total é distribuída em componentes curriculares obrigatórios (CCO), componentes curriculares complementares de graduação (CCCG), atividades complementares de graduação (ACG) e trabalho de conclusão de curso (TCC). O prazo regular para a integralização curricular é de 8 semestres e o prazo máximo é de 16 semestres. O curso tem funcionamento noturno a partir das 18 horas e 30 minutos, além de aulas aos sábados pela manhã.

O curso de Ciência da Computação da UNIPAMPA tem por objetivo a formação integral de novos cientistas e profissionais da Computação, de forma que estes tenham conhecimento técnico e científico que os tornem capazes de aplicar estes conhecimentos, de forma inovadora e transformadora, nas diferentes áreas de conhecimento da Computação, e para que sejam capazes de adaptar-se às constantes mudanças tecnológicas e sociais.

A administração acadêmica do curso de Ciência da Computação conta com o Coordenador do Curso, responsável por aplicar as regras e zelar pelo bom funcionamento do curso; o Coordenador Adjunto do Curso; a Comissão de Curso, composta pelo Coordenador do Curso, pelos docentes que atuam no curso, por um representante discente eleito pelos seus pares, por um representante de servidores técnico-administrativos atuante no curso e eleito por seus pares, tem como finalidade viabilizar a construção e a implementação do Projeto Pedagógico do Curso, as alterações do currículo, a discussão de temas relacionados ao curso, assim como planejar, executar e avaliar as respectivas atividades acadêmicas; o Núcleo Docente Estruturante (NDE), formado por pelo menos cinco docentes do curso, responde mais diretamente pela concepção, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso; e o Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE), que atua, no Campus Alegrete da Unipampa, na assessoria didático-pedagógica aos docentes, entre outras atividades como atendimento a estudantes (por demanda espontânea ou indicação de docente), atendimento educacional especializado (AEE), acompanhamento das atividades pedagógico-administrativas, desenvolvimento de projetos de extensão, levantamento de informações relativas à qualificação dos processos educacionais.

Dados Básicos do Curso

  • Curso: Ciência da Computação
  • Titulação: Bacharel(a) em Ciência da Computação
  • Modo de ingresso: Sistema de Seleção Unificada (SiSU), entre outras modalidades de ingresso definidas pela instituição
  • Período de ingresso: 1º período regular de cada ano
  • Número de vagas: 50 vagas anuais
  • Regime de oferta: semestral
  • Regime de matrícula (currículo 2009): 120 a 480 horas por semestre
  • Regime de matrícula (currículo 2019): 180 a 480 horas por semestre
  • Duração: 4 anos (8 semestres)
  • Turno de funcionamento: Noturno (aulas de segunda a sexta a noite e sábados pela manhã)
  • Carga horária total do curso (currículo 2009): 3105 horas
  • Carga horária total do curso (currículo 2019): 3215 horas

Coordenação

Perfil do Egresso

Logo:

Banner (resumão) em PDF, para impressão:

UNIPAMPA-CC-Banner120x90-300dpi-sRGB.pdf