Laboratório de Estudos Avançados em Computação Divulga sua Produção em Eventos no Brasil e no Exterior

Neste semestre, o Laboratório de Estudos Avançados em Computação (LEA) esteve representado na 18ª Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD/RS 2018) e no 26th Euromicro International Conference on Parallel, Distributed, and Network-Based Processing (PDP 2018).

Desde 2013, a Unipampa tem mantido uma caravana que participa da ERAD, evento de arquiteturas computacionais, programação, aplicações paralelas, redes e sistemas distribuídos.

ERAD/RS 2018

Nos dias 04 05 e 06 de abril, dezesseis estudantes, acompanhados dos professores Claudio Schepke e Marcelo Luizelli, dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Sofware da UNIPAMPA, participaram da ERAD/RS 2018. O grupo se deslocou a Porto Alegre (POA) com auxílio do Campus Alegrete, que cedeu o microônibus ao grupo.

Alguns estudantes que participaram do ERAD

O acadêmico do Curso de Ciência da Computação e bolsista PROBIC/FAPERGS, Sherlon Almeida, apresentou o trabalho: “Investigando Técnicas de Otimização e Paralelização Para Simulação de Camada de Mistura de Fluidos Binários”, desenvolvido com o estudante Matheus Castro Silva, do Curso de Engenharia Civil. Sherlon também apresentou o trabalho de pós-graduação intitulado “Uma Proposta de Benchmark Paralelo para Arquiteturas Multicore”, do mestrando do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), Adriano Marques Garcia.

A acadêmica Natiele Lucca apresentou o trabalho “Paralelização do algoritmo Artificial Bee Colony (ABC)”.

Apresentação de trabalho por Natiele Lucca.

O curso de Ciência da Computação também esteve representado por dois times – “A tentiada é livre” e “SoPraSeDivertir” – na 1º Maratona de Programação Paralela do ERAD/RS. O time “A tentiada é livre”, formado por Marcelo Cogo Milleto, Leonardo Brondani Gonçalves e Tiago Drehmer Pinheiro, ficou classificado em 4º lugar, enquanto que o time “SoPraSeDivertir”, composto por Sherlon Almeida da Silva e Guilherme Neri Bustamante Sá, ficou em 3º lugar.

Anderson Maliszewski (SETREM), orientado por Dalvan Griebler (PUC-RS) e Claudio Schepke, foi agraciado com prêmio Aurora Cera (homenagem póstuma à Profª Márcia Cera).

Além disso, o professor Claudio Schepke dirigiu o minicurso “Programação Paralela em Memória Compartilhada e Distribuída”.

PDP 2018

Nos dias 21 a 23 de março, o professor Claudio Schepke particiou do PDP 2018. O evento ocorreu no Computer Laboratory em Cambridge/UK (onde a computação existe desde 1937).

Na ocasião, foi apresentado o trabalho “Performance and Power Consumption Analysis of Coprocessors using Different Programming Models” desenvolvido pelo mestrando do PPGEE Robson Gonçalves, que é orientado pelos professores Alessandro Girardi e Claudio Schepke. O trabalho avalia o consumo energético e performance de 2 benchmarks (aplicações) em Coprocessadores Xeon Phi (61 cores), considerando diferentes modos que se pode programar este tipo de arquitetura.

Apresentação de trabalho pelo Prof. Claudio Schepke

Entre os brasileiros presentes no evento estavam 2 ex-orientados, Dalvan Griebler (SETREM/PUCRS) e Matheus Serpa (UFRGS). Este último, egresso recente da UNIPAMPA. Ambos mantém colaboração com a Universidade e apresentaram suas pesquisas atuais.

Prof. Cláudio com egressos da Unipampa