Participação em evento de Computação de Alto Desempenho

Nos dias 17 a 20 de outubro o professor Claudio Schepke e o estudante Marcelo Cogo Miletto, 6o semestre do Curso de Ciência da Computação, participaram do 29th International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing (SBAC-PAD 2017) e do XVIII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD 2017). O evento ocorreu em Campinas/SP e a participação do estudante contou com o apoio financeiro do curso.

Na ocasião, Marcelo apresentou um poster na modalidade iniciação científica (WSCAD-IC) cujo título do trabalho foi “Uso do Método MultiFrontal para Acelerar uma Aplicação de Ablação por Radiofrequência”, trabalho que aborda a troca de método numérico usado na aplicação RAFEM, que envolve a simulação de uma técnica de tratamento de câncer de fígado, para que este execute mais rápido. Esse trabalho foi desenvolvido como bolsista PIBIC/CNPq durante o ano de 2017.

Durante os eventos, Marcelo também participou da 12ª. Maratona de Programação Paralela. Relativamente similar à Maratona de Programação tradicional, é composta por times de 3 estudantes e tem duração de 5 horas. Neste ano, a prova foi formada por 5 questões, sendo que os estudantes receberam os códigos sequenciais de programas para otimizá-los e paralelizá-los. Ganha quem acelerar (executar mais rápido) as aplicações. A Unipampa manteve a tradição de participar da prova. Já é a 6a edição consecutiva. Marcelo, juntamente com os estudantes Pablo José Pavan (UNIJUI) e Rafael Gauna Trindade (UFSM) foram os campeões dessa edição.

Apresentação de poster durante o WSCAD 2017.  Premiação na Maratona de Programação Paralela  Homenagem à Profª. Márcia Cera.

Destaca-se, ainda, a homenagem, in memorian, a Profª. Márcia Cristina Cera. A comunidade brasileira de alto desempenho confeccionou uma placa dedicada a Márcia, em reconhecimento pela sua dedicação ao evento, progresso na área e incentivo aos estudantes. Os egressos do curso de Ciência da Computação Uillian Ludwig e Raul Dias Leiria, presentes no evento, emocionaram-se com os demais participantes durante a homenagem.