Acolhida aos Calouros

No último dia 06/03/2017, segunda-feira, tiveram início as atividades letivas do primeiro semestre de 2017 na Universidade Federal do Pampa. A recepção aos calouros do curso de Ciência da Computação, no Campus Alegrete, envolveu a apresentação do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) do campus, do Diretório Acadêmico do curso (DA-CC) e do funcionamento do curso, além das normas básicas de graduação (Resolução 29/2011) e dos sistemas de informações da instituição.

Créditos: Clovis Trindade

Destaca-se, ainda, a iniciativa do professor Marcelo Thielo, que promoveu uma “viagem ao passado da informática” para estudantes e docentes dos cursos da área da Computação. No auditório do campus, uma exposição com diversas máquinas obsoletas – com arquiteturas de 8, 16 e 32 bits – oportunizou aos participantes conhecer de perto e utilizar microcomputadores fabricados no Brasil, na época da reserva de informática, como o TK3000, CP-500 e TK-90X, bem como máquinas feitas no exterior como o Commodore 64, Amiga 500, Tandy 1000 e FS A1-WX (MSX2+). Mídias de armazenamento, como disquetes de vários tamanhos (8″ 5¼”, 3½”) e fitas cassete também puderam ser manuseadas. O acervo apresentado na exposição pertence à coleção pessoal do professor Marcelo, que realizou uma apresentação do perfil de cada máquina antes de sua utilização pelos estudantes.

Exposição de computadores antigos.

Créditos: Roberlaine Ribeiro Jorge

Exposição e manuseio de computadores antigos.

Créditos: Clovis Trindade

Também como atividade de acolhida aos calouros do curso e do campus, será realizada a Calourada, nos dias 15, 16 e 18/03, com uma série de atividades de integração organizadas por estudantes do Centro Estudantil. Durante os dias 15 e 16 haverá provas solidárias, culminando, no dia 18, com a tradicional Gincana da Integração.