TCC | Ciências Biológicas – Bacharelado

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pretende ser uma referência na geração de informação e na resolução de problemas inerentes a uma sociedade ecologicamente sustentada e engajada na formação de cidadãos críticos e ativos em tomadas de decisões que afetem o Sistema Terra em curto, médio e longo prazo. Os componentes curriculares de TCC são pautados em uma matriz curricular básica para todas as áreas de formação do biólogo, contemplando atividades teóricas e práticas de forma integrada. Assim, pretende-se que o egresso do curso de Ciências Biológicas Bacharelado esteja munido de todas as ferramentas básicas ao exercício da profissão de Biólogo, sendo este orientado para a manutenção da biodiversidade e para o uso sustentado dos recursos naturais. Ao passarem envolvidos com os componentes curriculares do TCC, os acadêmicos terão condições de se familiarizar com toda a problemática referente à área de concentração escolhida para executá-lo e, ao mesmo tempo, aprofundar seus estudos, tanto no que tange às técnicas e conhecimentos, quanto também com relação a aspectos éticos e filosóficos no exercício de sua profissão.

Após a recente atualização do Projeto Pedagógico (PPC) do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado, ficou estabelecido que os alunos que ingressaram até o ano 2013 realizarão cinco componentes de TCC (TCC I-V, totalizando 480 horas), com sequencia recomendada do 4º ao 8º semestre , enquanto os alunos ingressantes a partir de 2014 terão quatro componentes de TCC (TCC I-IV, totalizando 360 hs), com sequencia recomendada do 4º ao 7º semestre (ver Matriz Curricular e PPC).

O último componente de TCC da matriz curricular deverá ser apresentado na forma de Monografia ou Artigo Científico, conforme o ‘Regimento para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Ciências Biológicas – Bacharelado’, disponível no Anexo 3 do PPC, que dentre outros, dispõe:

1. A Monografia deverá ser redigida de acordo com as diretrizes e formatações descritas no Anexo A (vide PPC), em Língua Portuguesa. Será aceita Monografia redigida em outra língua, desde que acompanhada de justificativa do Professor Orientador em documento assinado por este e pelo aluno. O limite de páginas da Monografia deverá ser cinquenta (50) páginas com referências.

2. O Artigo Científico aceito, no prelo ou publicado deverá ter o aluno como primeiro autor e deve ter sido submetido a uma revista com conselho editorial. O artigo deverá ser entregue juntamente com ficha de identificação do periódico (Anexo B) devidamente preenchida e assinada pelo Professor Orientador e aluno. O artigo poderá ser escrito na língua exigida pelo periódico em questão e deverá acompanhar, em anexo, uma seção de Introdução Geral (contendo aspectos gerais do trabalho, a problemática e o que se pretendeu fazer no trabalho), bem como uma seção de Conclusões ambas redigidas na Língua Portuguesa. Poderão ser entregues junto com o artigo científico, anexos pertinentes ao trabalho, respeitando o limite de trinta (30) páginas (artigo+anexos).

3. A formação da comissão de avaliação (banca) será responsabilidade do Professor Orientador. A banca será formada por três (3) membros titulares, sendo um deles o Professor Orientador. Será também de responsabilidade do Professor Orientador a escolha de um membro Suplente.

4. A entrega do TCC em cópia impressa para os membros da banca e Coordenação de TCC deverá ocorrer no período mínimo de 15 dias antes da data da defesa, que deverá ser agendada junto à Coordenação de TCC, seguindo cronograma aprovado pela comissão de curso.

5. Haverá duas modalidades de avaliação: (1) presencial, na qual o acadêmico terá 20 minutos para a defesa do TCC, seguidos por arguição de cinco minutos para cada membro da banca examinadora; (2) à distância (ad hoc), neste caso, a banca examinadora deverá ser estritamente composta por especialistas na área de conhecimento do tema da monografia. Em ambas as modalidades a banca emitirá parecer por escrito, no qual também constará a nota final. No cômputo da nota final, cada examinador deverá avaliar diferentes quesitos do trabalho escrito (Ficha de Avaliação de TCC – enviada ao examinador juntamente com a monografia) (Anexo C do PPC).

6. No prazo máximo de dez (10) dias, o Orientador ou Acadêmico deverá entregar à coordenação de TCC uma cópia impressa (não encadernada) e uma cópia digital (em CD encaminhado à coordenação do curso, com arquivo em formato pdf) do trabalho em sua versão final, realizando as correções/sugestões recomendadas pela banca de avaliação.

7. A cópia impressa e digital da Monografia ou Artigo Científico será arquivada na Biblioteca do Campus. Uma cópia digital será mantida pela coordenação do curso.

8. A nota final do acadêmico só será disponibilizada após o cumprimento adequado de todos os itens deste documento.

A Coordenação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado é exercida atualmente pela Prof. Dr. Felipe Pinheiro.

Abaixo estão disponíveis para download os formulários, normativas, recomendações e horários.

Tabela 1- Cronograma de atividades para o Trabalho de Conclusão de Curso – Ciências Biológicas Bacharelado – 2023/02.
ATIVIDADE DATA
Início do TCC

21 de agosto de 2023

Definição dos professores orientadores e confirmação de aceite de orientação de TCC* Até o dia 30 de setembro de 2023
Definição da data, horário e composição da banca de avaliação** Até o dia 30 de novembro de 2023
Divulgação das datas, horários e links para defesas  Até o dia 4 de dezembro de 2023
Período de entrega do TCC para cada integrante da banca de avaliação Até 7 dias antes da data de defesa
Período de defesa do TCC** De 11  a 15 de dezembro de 2023
Entrega da versão final corrigida, ata de defesa e demais documentos à Coordenação de TCC*** Até 7 dias após a defesa

 

Calendario TCC 2023 II

Formulário para confirmação de oferta – matrícula

Normativa_TCC_Ciências Biológicas Bacharelado

Recomendações_Gerais

Ficha avaliação ad hoc Anexo C

Anexo 1_Diretrizes_Formatações

Ata de Defesa de TCC

Declaração-de-Recebimento-TCC-Final (1)

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO NAS BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA