Estágio profissionalizante | Tecnologia em Aquicultura

Estágio profissionalizante

Como atividade para conclusão de curso o aluno pode optar pela realização de Estágio Supervisionado Curricular, cujas normas seguem as diretrizes propostas pela Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008 (Lei do Estágio), pela orientação normativa nº 7 de 30 de outubro de 2008 da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que estabelece orientação sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e pelas resoluções nº 20, de 26 de novembro de 2010  e nº 29, de 28 de abril de 2011, ambas da UNIPAMPA.

Constituem atividades de aprendizagem profissional, social e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de trabalho no seu meio profissional, sob a responsabilidade da UNIPAMPA e sob a orientação de professores e supervisão de profissionais responsáveis pelo local de estágio.

A importância dos estágios supervisionados inclui a possibilidade do acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura, que optar por esta modalidade de conclusão do curso, acompanhar, participar e executar atividades profissionais em empresas de consultoria, indústrias, propriedades rurais, parques aquícolas, pisciculturas, raniculturas, carcinicultura, criatórios de animais silvestres aquáticos e semi-aquáticos, laboratórios, unidades de conservação, repartições públicas relacionadas a áreas do curso, entre outras previstas pela legislação para atuação do Tecnólogo em Aquicultura e que façam parte do Currículo de Tecnologia em Aquicultura da UNIPAMPA.

Além disso, destacam-se as relações e o intercâmbio entre o Aluno, Entidade e a Universidade, através da constante integração técnico-científica entre as partes envolvidas, possibilitando o acesso a conhecimentos e técnicas atualizadas. Também possibilita uma avaliação constante do perfil do Curso e do profissional em formação, de modo a proporcionar o constante aperfeiçoamento do currículo, favorecendo a atuação do Tecnólogo em Aquicultura no contexto social onde irá atuar, além de efetivar a participação da Universidade na comunidade, exercendo sua função de ensino, pesquisa e extensão como motivadora do desenvolvimento regional.

As atividades curriculares de estágio devem proporcionar ao aluno condições de reflexão e avaliação sobre os conhecimentos adquiridos no contexto das disciplinas do Curso, contribuindo com o desenvolvimento do conhecimento e o estudo na prática.

A realização das atividades de estágio supervisionado e/ou estágio em pesquisa é obrigatória para a conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura.  Para a validação do estágio supervisionado o alunos deve, como requisito, estar matriculado ou já ter cursado as seguintes disciplinas: Elaboração de Projetos Prática em Pesquisa e Profissionalizante I e Prática em Pesquisa e Profissionalizante II.

A carga horária mínima de estágio supervisionado obrigatório é de 200 horas.

O acadêmico do CSTA no final do semestre em que está cursando a disciplina Elaboração de Projetos deverá apresentar o seu projeto de Estágio e entregar Termo de Compromisso de Estágio – TCE, observando os seguintes requisitos:

  • O aluno apresentará ao professor da disciplina a indicação dos locais de estágio, que deverão necessariamente possuir um convênio estabelecido com a Universidade.
  • Para realização dos convênios, o(s) professor(es) realizará(ão) uma avaliação prévia do local de estágio, de forma presencial quando possível, de modo a garantir as condições necessárias às atividades programadas.
  • Mudanças de local de estágio somente serão permitidas quando devidamente fundamentadas e após aprovação do professor(s) responsável(eis) e anuência da comissão de curso.
  • Quando necessário poderá ser efetuado um replanejamento do estágio, onde o aluno deverá realizar no local do futuro estágio, observações que permitam identificar a Instituição, descrever os locais onde vai atuar e as atividades que serão desenvolvidas. Após, deverá elaborar um relatório em duas vias assinado em conjunto pelo Orientador e Supervisor que será entregue ao Professor da disciplina.