Docentes do curso | Tecnologia em Aquicultura

Docentes do curso

Profa. Dra. Alessandra Sayuri Kikuchi Tamajusuku Neis                                                                                                                                                

Graduada em bacharelado e licenciatura pela UFRGS em Ciências biológicas, sendo Mestra em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Biologia Celular e Molecular pela mesma Instituição de ensino.  Atualmente é pesquisadora no ramo de Fisiologia de Organismos Aquáticos tendo como projeto de pesquisa Controle sanitário de juvenis de Jundiá Rhamdia quelen em sistema de bioflocos, entre outros.

Exerce docência em: Introdução à informática e Fisiologia.

Área biológica: Bioquímica, Fisiologia Animal, Genética e Melhoramento Animal.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0527775082585913

Contato: alessandratamajusuku@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Antônio Cleber da Silva Camargo                                                             

Graduado em Zootecnia pela PUCRS, Especialista em Zootecnia pela UFLA (Universidade Federal de Lavras), Mestre em Zootecnia pela UFV (Universidade Federal de Viçosa) e Doutor em Zootecnia pela UNESP. Atualmente é pesquisador no projeto de Otimização no aproveitamento da carne de Grumatã Prochilodus lineatus, para alimentação humana.

Exerce docência em: Prática Profissionalizante I, Prática Profissionalizante II e Ranicultura.
Área de produção animal: Ranicultura, Cultivo de Plâncton, Tratamento de Resíduos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7894853383109682
Contato: antoniocamargo@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Carlos Frederico Ceccon Lanes                                                                        (coordenador substituto)                                                                                                  

Graduado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Mestre em Aquicultura pela mesma Instituição de Ensino, Doutor em PhD in Aquiculture pelo UIN (University of Nordland- Noruega).   É pesquisador em aquicultura, biologia molecular, reprodução entre outros, desenvolve no momento atividade no projeto de pesquisa de Seleção genômica em peixes.

Exerce docência em: Ecologia, Entomologia, Ontogenética e Química aplicada.

Áreas de atuação: Biologia Molecular Aplicada a Aquicultura, Reprodução e Qualidade de Gametas de peixes.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775336E2
Contato: carloslanes@unipampa.edu.br

Profa. Dra. Cassiane Jrayj de Melo Victoria Bariani

Graduada em Tecnologia em Agropecuária pela Universidade Federal do Pampa, possui graduação em Agronomia pela Unipampa, Mestra em Geografia pela UFSM e Doutora em Ciência do solo pela Universidade Federal de Santa Maria. Presentemente possui como tema de pesquisa Interdisciplinaridade nas Ciências Agrárias e de Alimentos, Sensoriamento Remoto Aplicado a Ambientes Aquáticos entre outros. Desenvolve projeto de Geomorfometria aplicada a barragens para avaliação da produção agrícola integrada a aquicultura.

Exerce docência em: Hidráulica e topografia, Introdução a Aquicultura

Área de Atuação: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao monitoramento ambiental, agrícola e de sistemas aquáticos.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do

Contato: cassianebariani@unipampa.edu.br

Profa. Dra. Cátia Aline Veiverberg                                                                          

Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestra em Zootecnia pela UFSM e Doutora em Zootecnia pela mesma Instituição de Ensino. Atua no ramo de pesquisa em Alimentação e nutrição de monogástricos, Nutrição de peixes e Perfil metabólico e digestório de peixes nativos e cultivados.  Presentemente está envolvida em projetos de pesquisa em Avaliação e desempenho reprodutivo e larvicultura de Zebra Fisfh (Dario rerio) em sistema de bioflocos, Aplicativo Peces del Rio Uruguay, Adição de compostos bioativos em produtos desenvolvidos a partir de pescado, entre outros.

Exerce docência em: Doenças e Tratamento dos Organismos Aquáticos, Estágio em Pesquisa e Profissionalizante I, Metodologia Científica, Tratamento de Resíduos Sólidos e Líquidos, Zoologia Aplicada.

Área de atuação: Piscicultura e Nutrição de Peixes

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9474062270578041

Contato:catiaveiverberg@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Dioni Glei Bonini Bitencourt                                                                    

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Agronomia pela UFPEL e Doutor em Agronomia pela mesma instituição de ensino. Presentemente desenvolve projeto de pesquisa em Avaliação e monitoramento das propriedades do solo e parâmetros da água relacionados à produção de organismos aquáticos em viveiros escavados.

Exerce docência em: Geologia de ambientes aquáticos, Hidráulica e topografia, Qualidade de solos em viveiro de cultivo.

Áreas de atuação: Engenharia de Aquicultura, Solos, Topografia, Hidráulica, Geoestatística

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1274611347204473

Contato: dionibitencourt@unipampa.edu.br 

Prof. Dr. Fabio de Araújo Pedron

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Zootecnia pela UFSM e Doutor em Zootecnia pela mesma Instituição de ensino. Atualmente desenvolve na função de colaborador o projeto Consumo de camarões na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Divulgando a Aquicultura na Fronteira oeste entre outros.

Exerce docência em: Criação de animais Silvestres II e Piscicultura II.

Área de produção animal: Nutrição de Organismos Aquáticos, Animais Silvestres, Doenças e Tratamentos, Abate e Processamento de organismos aquáticos .

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7670823136210400

Contato: fabiopedron@unipampa.edu.br

Profa. Dra. Fernanda Rodrigues Goulart Ferrigolo                                           

Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Educação Ambiental pela UNICID, Mestra em Zootecnia pela UFSM e Doutora em Zootecnia pela mesma Instituição de ensino.

Atualmente exerce pesquisa na linha de Nutrição e alimentação de organismos Aquáticos e Tecnologia e qualidade do pescado. Desenvolve projetos de pesquisa em Eficácia de extratos de acícula de Pinus sp. no controle de Laernea cyprinacea cyprinacea, Adição de compostos bioativos em produtos desenvolvidos a partir de pescado, entre outros.

Exerce docência em: Microbiologia

Área de atuação: Nutrição de peixes; Abate e processamento de organismos aquáticos; Microbiologia

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2498444513148760

Contato: fernandaferrigolo@unipampa.edu.br

 Prof. Dr. Gabriel Bernardes Martins                                                                            

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande.

Atualmente trabalha no projeto Índices reprodutivos e desenvolvimento ovocitário de Jundiá (Rhamdia quelen) em diferentes águas no período de incubação, Implantação de Sistema BFT em três condições iniciais de qualidade da água, entre outros.

Exerce docência em: Limnologia, Piscicultura I.

Área de atuação: Aquicultura

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2270064758363665

Contato: gabrielmartins@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Giovani Taffarel Bergamin

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Zootecnia pela UFSM e Doutor em Zootecnia pela mesma Instituição de Ensino.

Presentemente atua no projeto de pesquisa como colaborador em Apoio aos discentes de Tecnologia em Aquicultura nas componentes curriculares relacionadas à área de solos, Eficácia de extratos de acícula de Pinus sp. no controle de Laernea cyprinacea cyprinacea entre outros.

Exerce docência em: Piscicultura ornamental

Área de atuação: Piscicultura de Corte, Nutrição de Peixes, Piscicultura Ornamental, Sistemas de Produção Aquícola

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1594473413042423

Contato: giovanibergamin@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Jeferson Rafael Bueno

(coordenador do curso)                                                                                                    

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Regional Integrada (URI), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Engenharia Civil pela mesma Instituição de Ensino.

Atualmente desenvolve linhas de pesquisa em Dinâmica estrutural, Vibrações, Mecânica das Estruturas, Modelagem matemática aplicada à Aquicultura, Protective Structures, Linguagem Java aplicada ao Ensino, Pesquisa e Extensão em Aquicultura, entre outros. Possui projetos de pesquisa em andamento como Aplicativo Serviços de Saúde em Uruguaiana, Aplicativo Peces del Rio Uruguay.

Exerce docência em: Matemática, Física, Instalações e Construções de Tanques e Viveiros, Construção de Açudes e Barragens.

Área de atuação: Engenharia Civil

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5962018280114481

Contato: jefersonbueno@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Marco Aurélio Alves de Souza

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Economia pela mesma Instituição de Ensino.

No atual momento desempenha pesquisas no ramo das Políticas Públicas Econômicas e Sociais, Desenvolvimento Sócio Econômico, Economia- Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Agronegócio Aquícola, entre outros.

Exerce docência em: Estatística II, Planejamento e Gestão e Viabillidade econômica, mercado e comercialização.

Área das Exatas: Estatística e Economia

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8606207704187820

Contato: marcosouza@unipampa.edu.br

Marcus Vinicius Morini Querol

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela PUCRS, Mestre em Biociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutor em Biociências pela mesma Instituição de Ensino.

Desenvolve projetos nas linhas de pesquisa em Ictiologia, Dinâmica de Populações, Aquicultura, Educação Ambiental, Avaliação de Hipófise de espécies peixes nativas, entre outros. Presentemente possui atividade no projeto de Programa de capacitação continuada de pescadores com vistas ao desenvolvimento de alternativas de emprego e renda familiar através do cultivo de peixes nativos e aproveitamento de subprodutos do pescado na bacia do Rio Uruguai e Implementação do Centro de Tecnologia em Pesca e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai.

Exerce docência em:

Área biológica: Ictiologia, Limnologia e Piscicultura.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9923685211581446

Contato: marcusquerol@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Renato Alves da Silva                                     

Graduado em matemática (licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Doutor em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pela mesma Instituição de Ensino.

Como ramo de pesquisa em Modelagem de Escoamento Turbulento, Escoamento de Fluidos Não-Newtonianos em Meios Porosos e Convecção Natural em Meios Porosos desenvolve atividade em projetos de pesquisa como Fisioterapia 4.0- Validação de uma ferramenta inovadora para o processo de ensino- aprendizagem, Análise numérica do escoamento subsônico sobre o perfil NACA 2412, Análise do Salto do Fluxo Difusivo na Interface entre um Meio Limpo e um Meio Poroso, entre outros.

Exerce docência em: Estatística I, Introdução à ciência dos materiais e Sistemas de Gestão de Qualidade. 

Áreas de atuação: Fluidodinâmica, Meios Porosos, Modelagem Físico-Matemática e Transferência de Calor.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6694858840577498

Contato: renatosilva@unipampa.edu.br

Profa. Dra. Viviani Corrêia

Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Zootecnia pela UFSM e Doutora em Zootecnia pela mesma Instituição de Ensino.

Desenvolve no momento projeto de pesquisa em Consumo de camarões na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, tendo também projeto de extensão em Bromatologia como forma de incentivo à piscicultura na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e Divulgando a Aquicultura na Fronteira Oeste.

Exerce docência em: Bromatologia de Organismos Aquáticos, Carcinicultura, Prática de Pesquisa I e II.

Área de Produção Animal: Carcinicultura, Bromatologia e Nutrição de organismos aquáticos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8668404529943604

Contato: vivianicorreia@unipampa.edu.br