PETAgro | Agronomia

PETAgro

PET Agronomia – Unipampa

                    O que é o Programa de Educação Tutorial – (PET):

O PET é um programa do governo federal brasileiro visando estimular o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão universitárias, no nível de graduação. O programa é composto por grupos PET, sendo que na UNIPAMPA existem 13 grupos. Os grupos são formados por 12 discentes bolsistas, com tutoria de um docente. O objetivo do programa é apoiar discentes que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação, para desenvolverem ações de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação de um professor tutor, assim, dando oportunidade aos alunos participantes de ampliar o conjunto de experiência em sua formação acadêmica e cidadã.

                    O que o PET faz:

O objetivo principal do grupo PET AGRO é fortalecer o curso de agronomia e isso está relacionado diretamente com as atividades propostas pelo nosso planejamento anual. Os trabalhos que realizamos estão voltados à tríplice do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão. Os grupos PET realizam planejamento anual de atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e cultura, envolvendo os discentes em 20h semanais de atividades para atender aos objetivos do programa.

Por exemplo, atividades relacionadas à evasão e retenção de alunos do curso temos a acolhida discente onde fazemos uma apresentação inicial sobre a Unipampa e sobre a história do curso, junto a isso a apresentação da nossa área experimental.
Também realizamos eventos com cunho cultural como o CinePET e a festa junina, com objetivo também de agregar outros cursos.
Nas atividades em campo buscamos parcerias com empresas do agronegócio brasileiro e da região da fronteira oeste a fim de fortalecer pesquisas da região, com grandes culturas como milho e soja para o verão e trigo e aveia para o inverno resultando sempre em parceria com a Unipampa e professores do curso, realizando os Dias de Campo.

Visa propor e participar de atividades com foco:

  • no desenvolvimento do Curso e do Campus;
  • na aproximação da graduação com outros níveis de ensino e integração com a comunidade;
  • no desenvolvimento de trabalhos para a diversificação na agropecuária e no cuidado ambiental;
  • na formação profissional de excelência e cidadã.
                    Como fazer para participar do grupo PET:

Para participar do grupo PET o discente deverá estar regularmente matriculado no curso de Agronomia. O mesmo, não pode ser bolsista de qualquer outro programa, com exceção do Plano Permanência. Além disso, deve apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar maior ou igual a 6,0, possuir disponibilidade de 20 horas semanais para às atividades do programa e assinar um termo de compromisso com o grupo PET. O discente que cumprir esses requisitos deve aguardar a publicação de edital de seleção de integrantes para o grupo, que é divulgado por e-mail e nas páginas do PET (Facebook e Instagram). O ingresso ocorre somente por seleção.

                    Quais as responsabilidades dos integrantes:

Manter a qualidade acadêmica do programa e participar ativamente das atividades programadas; manter um bom rendimento no curso de graduação; ter no mínimo um trabalho acadêmico por ano, em apresentação ou publicação de natureza científica; não receber outra bolsa a não ser a do programa e, dessa forma, dedicar-se às atividades do curso de graduação e carga horária de 20 horas semanais pelo PET.

                    Principal contato:

unipampa.petagronomia@gmail.com

                   Tutor:

Prof. Dr. Guilherme Ribeiro

                    Redes sociais:

Instagram: @pet_agronomia

Facebook: PET Agronomia – Unipampa