Agronomia

 

Grupo de Pesquisas em Sistemas Inteligentes e Modelagem

                    Objetivos
No contexto da Agronomia, o nosso objetivo é avançar o conhecimento e aplicação em áreas de pesquisa diversificadas, incluindo Inteligência Artificial, Mecanização Agrícola e Modelagem da Interação Superfície-Atmosfera. Buscamos desenvolver e aprimorar metodologias, algoritmos e modelos que impulsionem a criação de sistemas inteligentes e a otimização de processos nas respectivas áreas. Além disso, nosso grupo visa contribuir para soluções inovadoras e impactantes em aplicações práticas, no contexto de agricultura de precisão, promovendo avanços que beneficiem a sociedade e a ciência. Por fim, também desenvolvemos pesquisas utilizando inteligência artificial no contexto educacional e do ensino à distância.
                    Pesquisamos diversas áreas do conhecimento. Entre elas estão:
  • Inteligência artificial: É uma tecnologia com capacidade de realizar atividades no lugar dos seres humanos. São softwares e máquinas desenvolvidos para ter comportamento inteligente. Nosso objetivo é projetar, desenvolver, aplicar e avaliar métodos e técnicas de aprendizagem de máquina, na criação de sistemas inteligentes capazes de adquirir e integrar, autonomamente, conhecimento acerca do domínio em que atuam, de forma a melhorar progressivamente seu desempenho em relação ao cumprimento de seus objetivos.
  • Máquinas e Mecanização Agrícola: Esta linha está voltada ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao planejamento, dimensionamento de máquinas agrícolas, bem como na realização de estudos referentes eficiência operacional, análise de custos, viabilidade econômica das operações mecanizadas. Além disso, trabalhamos na difusão de tecnologias existentes no mercado em parceria com empresas fabricantes de máquinas e implementos agrícolas.
  • Agrupamento de Dados: É uma técnica que consiste em particionar um conjunto de dados em grupos segundo alguma função de dissimilaridade. Nós utilizamos um algoritmo próprio pra essa tarefa, na IA usamos a lógica fuzzy para o processo de decisão e além a possibilidade de trabalhar com dados brutos, aplicamos essa técnica no processo de segmentação de imagens.
  • Educação: A informática educacional visa propiciar aos alunos e professores um ambiente virtual, onde a aprendizagem pode ser estimulada através da utilização de recursos computacionais considerando os objetivos particulares de cada domínio de ensino. Nosso objetivo está relacionado com a utilização de Sistemas Tutores Inteligentes e Learning Analytics.
  • Agricultura de Precisão: Realização de pesquisas voltas a gestão de sistemas mecanizados em agricultura de precisão, uso das ferramentas voltadas a investigação da variabilidade espacial dos diferentes atributos de solo e rendimento dos cultivos visando a realização de intervenções por meio do manejo localizado. Além disso trabalhamos com estudos voltados à análise de eficiência e viabilidade econômica,bem como no aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas técnicas relacionadas a agricultura de precisão.
  • Prototipação: Pesquisamos soluções que utilizam sensores de baixo custo que visam automatizar e integrar tecnológicamente a qualquer meio. Realizamos projeto para irrigação automatizada, contadora de sementes, marégrafo e outros.
  • Agricultura 4.0: Esta linha busca o desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas digitais voltadas ao planejamento e gestão do agronegócio. Simultaneamente realizamos estudos a campo referente aos parâmetros de desempenho das mais variadas operações agrícolas buscando a criação de modelos adequados permitindo, desta forma, a simulação em diferentes condições por meio de softwares e dispositivos móveis.
  • Ambientes Informatizados e Ensino a Distância: Os ambientes informatizados para EaD consistem em hardware e softwares utilizados na educação geral e especial. Nesse contexto, temos o objetivo de construir materiais de ensino-aprendizagem no contexto educacional nos diferentes níveis de educação: educação infantil, ensinos fundamental, médio e superior e pós-graduação, bem como na educação continuada (educação formal e informal).
                    Áreas predominantes:
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciência da Computação
                    Líderes do grupo:

Prof. Dr. Cristiano Galafassi

Prof. Drª Fabiane Flores Penteado Galafassi

                    Redes sociais:

Instagram: @labsimitaqui

Facebook: LabSIM